segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Definição

A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata. A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação entre suas formas e cores de um ser. Por isso, uma tela abstrata não representa nada da realidade, nem narra figurativamente alguma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica. O Abstracionismo divide-se em duas tendências:
Abstracionismo lírico ou abstracionismo expressivo inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma "necessidade interior"; tendo sido influenciado pelo expressionismo, mais propriamente no Der Blaue Reiter.
O Abstracionismo geométrico, ao contrário do abstracionismo lírico, foca-se na racionalização que depende da análise intelectual e científica. Foi influenciado pelo cubismo e pelo futurismo. O abstracionismo geométrico divide-se em duas correntes: Suprematismo na Rússia e Neoplasticismo na Holanda.
O marco inicial da arte abstrata é Batalha, tela pintada em 1910 por Wassily Kandinsky (1866-1944), russo que vivia na Alemanha. Primeiro artista a definir sua arte como abstrata, ele leva o expressionismo para essa nova tendência.

Histórico

A arte abstrata pode ser pensada como um estilo, entre outros diversos, dentro da história da arte. Como estilo, foi retomada a partir da modernidade inicialmente com cubistas e futuristas disseminando-se, a partir de então, em diversas outras tendências artísticas, formais (que prezam a articulação inerente à obra) ou informais (cuja intenção é a desarticulação interna da obra). Como abstracionistas formais teríamos o Neoplasticismo, o Construtivismo etc. Exemplos do abstracionismo informal teríamos a Action Painting, o Tachismo, o Neo-Expressionismo etc.
A retomada do estilo abstrato nos primeiros anos do século, teve uma dupla origem. Por um lado, foi fruto das novas experiências estéticas exigidas pela modernidade econômica e social na Europa. Por outro lado, o estilo abstrato foi retomado porque prestava-se, como "novidade", às intenções vanguardistas de alguns movimentos artísticos.
Como estilo artístico, o abstracionismo é quase tão antigo no tempo como a sua antítese, o naturalismo. Se, na pré-história, toda a arte do período paleolítico foi de um naturalismo vigoroso, no neolítico, ao contrário, a linguagem artística usual era o abstracionismo. Nos desenhos rupestres neolíticos, no uso das técnicas da cestaria ou da cerâmica, está atestada uma origem para o estilo abstrato. Cai por terra a idéia de uma "novidade" no ressurgimento do estilo abstrato na modernidade.