segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Definição

A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata. A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação entre suas formas e cores de um ser. Por isso, uma tela abstrata não representa nada da realidade, nem narra figurativamente alguma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica. O Abstracionismo divide-se em duas tendências:
Abstracionismo lírico ou abstracionismo expressivo inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma "necessidade interior"; tendo sido influenciado pelo expressionismo, mais propriamente no Der Blaue Reiter.
O Abstracionismo geométrico, ao contrário do abstracionismo lírico, foca-se na racionalização que depende da análise intelectual e científica. Foi influenciado pelo cubismo e pelo futurismo. O abstracionismo geométrico divide-se em duas correntes: Suprematismo na Rússia e Neoplasticismo na Holanda.
O marco inicial da arte abstrata é Batalha, tela pintada em 1910 por Wassily Kandinsky (1866-1944), russo que vivia na Alemanha. Primeiro artista a definir sua arte como abstrata, ele leva o expressionismo para essa nova tendência.

Nenhum comentário: